No dia de Santo Antônio, 13 de junho, a cidade de Conceição do Mato Dentro (MG) dá início às celebrações do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Durante onze dias o município recebe cerca de 40 mil romeiros de diversos lugares do país que chegam à cidade para participar das procissões, missas, shows, rodeios, cavalgadas e bailes.

Os principais objetos de devoção dos fiéis que visitam a cidade são as duas imagens do Cristo crucificado. As peças encontram-se no Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, erguido no início do século XX e recentemente restaurado pela empresa Cantaria.

A recuperação do Santuário poderá ser apreciada durante as festividades católicas deste ano. Para marcar esse momento, foi produzida uma publicação que conta a história do Jubileu no município. A AMI teve a honra de ser convidada para realizar o projeto gráfico do livro, além das demais peças de comunicação envolvidas.

Nossa primeira ideia foi criar a capa usando uma tipografia desenhada por meio da cera de velas, numa técnica semelhante ao stencil. A equipe da Cantaria e os membros do Santuário gostaram muito da proposta, mas optaram por uma capa em que aparecesse a imagem do Cristo crucificado. Afinal, ela é ícone da fé no Jubileu.

Mesmo não sendo a versão final da peça, decidimos compartilhar o processo, que pode ser replicado em outros contextos. Veja só:

 

Vela_1

Capa_Vela

 

Na construção dos elementos do projeto editorial, embarcamos no universo imagético do Barroco e nos elementos específicos do Santuário de Bom Jesus. Os vitrais, os altares e o piso serviram de inspiração para o desenho das vinhetas de abertura dos textos. Além disso, escolhemos duas tipografias para a composição da paleta: uma do período transicional – Baskerville – e contemporânea à construção do altar-mor do Santuário e outra cujo desenho remete aos traços arquitetônicos da construção icônica de Conceição do Mato Dentro, a Calluna Sans.

paleta

vinhetas

padronagem

padronagem_pronta

Abaixo, estão também a versão definitiva da capa, além do interior do livro e o folder com a programação. Adoramos participar desse trabalho e não vemos a hora de ter um tempinho para visitar Conceição do Mato Dentro e conhecer o Santuário.

livro_1

livro_2

livro_3

livro_4

livro_5

livro_6

folder

Confira o livro na íntegra: