Uma das últimas aquisições da nossa estante foi o livro “Design de Embalagens – 100 fundamentos de Projeção e Aplicação”, de Sarah Roncarelli e Candace Ellicott. Depois de uma imersão em mais de 250 embalagens criativas, lindas e inovadoras, fizemos uma seleção daquelas que se destacaram nos quesitos “funcionalidade”, “ousadia” e “que pitoresco!”. Vamos lá:

1) Melhor do que campanha do Ministério da Saúde

Essa peça foi feita por uma ONG Dinamarqueza e a imagem fala por si só:  três camisinhas numa mesma embalagem e, na medida em que elas são usadas, uma nova mensagem vai aparecendo por trás dos preservativos. Acabou a camisinha? NO MORE SEX.

no more sex

 Sexo seguro, galeris.

2) Rótulo fotográfico

Os designers Daniel Morales e Javier Euba decidiram dar uma nova cara ao processo de envelhecimento do vinho. Nos rótulos do Matsu, três gerações de homens que dedicam suas vidas aos vinhedos. Cada um deles representa uma faixa de idade dos vinhos. Bonito, né?

matsu

“já fui novo, sim

  de novo, não

   ser novo pra mim é algo velho”

3) Sambando na cara dos eco designers.

Tá pensando que as embalagens sustentáveis se limitam ao papel reciclável ou à redução de tintas na impressão? Essa caixa de ovos é todinha de celulose. Não precisa nem reciclar, pode ser descartada diretamente na pilha de compostagem.

ovos

  • Tá, meu bem.

4) Momento Patch Adams

Aproveitando o clima festivo e comilão do final de ano, o escritório Buchanan Design decidiu presentar seus clientes com uma pipoqueira, acompanhada por um pote de milho e sachês de coberturas gourmet. Tudo isso numa caixa recheada de quê, de quê, de quê??? De pipoca!

embalagens de sucesso_pop culture_donna hay

Vontade de enfiar a mão e jogar pro alto!

5) Eles não se rendem

O álbum Death Magnetic do Metallica traz a figura recortada de um caixão interagindo em diversas imagens. O investimento em uma embalagem bacana é uma tentativa de criar um apelo ao antigo – e porque não sem sentido? – hábito de comprar CD. Desde os tempos em que encabeçava processos contra o Napster, a banda foi mal sucedida na perseguição à pirataria. Pelo menos essa embalagem aí rendeu um Grammy.

metallica unica

Desapega e coloca a discografia disponível para download, vai!

6) Abrindo o pacote dentro do supermercado

Pensando na experiência de compra nos pontos de venda, Vince Frost e Ayumi Moritoki desenvolveram uma identidade visual que deixou as embalagens da Donna Hay super destacadas nas prateleiras. Quem não bate o olho nessa caixa e fica louco de vontade de provar um cookie? Só que não dá para lanchar no supermercado, pois os produtos são, na verdade, misturas prontas para pães, cookies, bownies e cupcakes.

 

donna hay prateleira

Olhando o forno de 5 em 5 minutos, só na ansiedade.

7) Shit happens

O Bob é meu amigo, a Suzy é tão fofinha, brincar com a Mel é tão legal! Mas catar cocô de cachorro…. Taí um dos principais conflitos da amizade homem-cão. Pensando nisso, uma marca de sacos coletores de pet-fezes decidiu tratar o assunto com bom humor. O resultado é uma linha de embalagens divertidas para cachorros de diferentes tamanhos.

mundo pet

Comércio pet sempre aí, marcando presença.

8) A vida como ela é

Limpar o banheiro ou lavar a louça não são tarefas que a gente faz com um sorriso estampado na cara, como nos comerciais dos produtos Veja. Pensando em toda a peleja que envolve essa árdua tarefa, a estudante Amy Sprague fez um projeto conceito cujos rótulos evidenciam a eficácia dos materiais de limpeza.

limpeza

Faxina bruta!

9) Speciale!

Um projeto simples, mas que faz toda a diferença nas na seção de alimentos congelados. A pizza artesanal feita com ingredientes orgânicos locais apresenta uma embalagem diferente das que costumamos ver. Dentre caixas da Sadia e Pif Paf, o consumidor percebe claramente que aquela não é uma pizza convencional e acaba lendo o rótulo, de curiosidade, para saber o que ela tem de tão especial. O preço da etiqueta passa a dar espaço a outros atributos que influenciam o processo de compra.

pizza

Tá vendo que vale a pena contratar um bom designer?

10) Despertando afetos

Quem nunca acompanhou uma discussão sobre a forma ideal de passar um café? Tem sempre aquele que gosta de uma bebida mais fraca, enquanto outros detestam o temido “chafé” no lanche da firma. Pensando na proximidade que os amantes da café constroem com suas marcas, blends e formas de preparar a bebida, a Kaffe fez uma embalagem cheia de manuscritos, com várias receitas para o café perfeito.

cafe

Fofo, não é mesmo?

11) Só mais 5!

O último da lista não está no livro de Sarah e Candace, mas foi resgatado aqui na nossa lista. A estratégia da Smoking Paper de avisar os fumantes quando as sedas estão chegando ao final é fantástica. Aquele toque “amigo” para que você não passe pelo drama do cigarro acabar.

smoking

pot

Quem tem seda?