Em outubro, a AMI C&D teve a oportunidade de executar um projeto visual utilizando impressão em riso. É um método antigo que foi redescoberto e abraçado por designers europeus nos anos 2000, por se tratar de uma alternativa barata, rápida e que se adequa a projetos de diversas tiragens. Esse tipo de impressão apresenta uma estética artesanal, pois é feita a partir de tramas reticuladas ou sólidas. Mesmo com tantas vantagens, a riso é ainda pouco conhecida no Brasil.

Semelhante à serigrafia, a impressão risográfica grava as imagens no papel utilizando apenas uma cor. Para se obter outros tons, é necessário trocar o toner e passar o papel já impresso outra vez na máquina. Assim, é possível obter várias camadas de cores que, combinadas em um projeto gráfico rico em linhas e traços, dão um efeito bem bacana.

impressão risografia riso risograph

Poster Monstro Filmes – Ilustrações: Mateus Acioli e Heitor Yida

zine eduardo vaz_impressão risográfica

Zine do artista Eduardo Vaz

impressão risografia-pirilampo

Livro O Menino Pirilampo e sua amiga Cá, ilustrado pela designer Bruna Lubambo

impressão risografia_ sem autor

Livro Portuguse Illustration, projeto gráfico Mariana a miserável 

Aliás, conceber a criação das peças levando em conta a própria técnica de impressão é um princípio super importante quando se fala em risografia. No nosso caso, a história é a seguinte: fomos convidados para cuidar da comunicação visual da mostra Dialógica, que  reúne trabalhos de 40 jovens formad@s pela Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia BH.

Para captar o universo relacional e fluido apresentado pelas expressões dos ex-alunos, foi criada uma identidade gráfica calcada a partir dos conceitos: incompletude, movimento e fluxo. Essas diretrizes se traduzem em uma iconografia provocativa, que amplia a ideia de diálogo para além da fala, dando espaço para a comunicação sensorial – própria da arte contemporânea. Esse ícones foram acompanhados por sobreposições gráficas, tramas e nuances, criados de forma a adequarem-se às potencialidades da impressão em riso.

impressão risográfica_mostra Kabum! BH arte e tecnologia Cartaz impressão risográfica_mostra Kabum! BH impressão risográfica_mostra Kabum! BH

Gravamos um pequeno vídeo mostrando a programação da mostra Dialógica sendo impressa pela máquina riso disponível na gráfica da própria Kabum! BH. Nele, é possível notar a agilidade da impressão e a troca dos tonners.

A mostra Dialógica é uma oportunidade para conhecer interessantes impressões artísticas que versam principalmente sobre cultura, espaço público, diversidade e a relação das pessoas com a própria cidade. O sentimento e o olhar característicos da juventude também são constantes na exposição, instalada na Funarte MG. Corre que é só até o dia 16 de novembro!

Mostra Dialógica – Retrospectiva Oi Kabum Escola de Arte e Tecnologia BH

Local: Funarte MG – Rua Januária, 68, Centro – Belo Horizonte, Minas Gerais.

Duração: De 16 de outubro a 16 de novembro.

Horário de funcionamento: De 14h às 20h.

Informações: (31) 3489-2600 – Oi Kabum! BH – Escola de Arte e Tecnologia BH.

A programação do evento conta ainda com shows, mostra de vídeo, oficinas, bate-papo com convidados, performances e feira de publicações. Confira os horários e datas no site Concatena.