Em 2014 a Oficina de Imagens nos convidou para participar do projeto Rolimã, primeira publicação mineira voltada exclusivamente à discussão dos direitos de crianças e adolescentes. Quem folhear suas quase 70 páginas vai ver algumas das nossas escolhas: uma borda generosa e diversos espaços de “respiro”, porções em branco da página para tornar a leitura mais fluida e prazerosa.

A temática da infância se reflete na escolha por elementos gráficos que indicam movimento, conexão e se relacionam ao universo infantil, sintetizado pelo próprio nome da publicação. Fizemos questão de ler cada matéria, num verdadeiro mergulho sobre os direitos das crianças e dos adolescentes. Consideramos que só assim poderíamos traduzir o que estava escrito para o universo visual.

3

14
 13

O destaque da primeira edição de Rolimã vai para as sete ilustrações, confeccionadas nas mais diversas técnicas. Para a matéria sobre trabalho infantil, por exemplo, nós pintamos três telas, que posteriormente receberam intervenções digitais. O conceito das pinturas teve como mote o contraste entre o universo imaginário das crianças e a situação degradante em que muitas são colocadas.

6

9
8
Ficamos muito satisfeitos com o resultado e esperamos que os leitores gostem. Vida longa à Rolimã!